Nossa herança Neandertal

Evidências de inteligência neandertal tornam-se cada vez mais evidentes. Descobriu-se agora, na Espanha, uma caverna adornada com belas pinturas datadas de pelo menos 20 mil anos antes da chegada do Homo sapiens na Europa. Mais precisamente, há cerca de 65 mil anos (nossos ancestrais só chegaram lá por volta de 40-45 mil anos). Vejam aqui o relato.

Já sabíamos que os neandertais eram também musicais (flautas feitas de ossos), místicos (enterros rituais denotando crenças sobrenaturais), e tinham linguagem como nós. Não eram agricultores, aparentemente viviam da caça e da coleta de frutos e raízes.

A convivência e o possível cruzamento entre neandertais e sapiens provavelmente originou uma descendência híbrida que talvez tenha sido prevalente na Europa e Síria-Palestina. Essa raça híbrida de humanos e “gigantes” muito provavelmente nos legou algumas características genéticas, comportamentais e culturais. Somos essa raça.

Por vezes sou tentado a pensar se o mito de Abel e Caim  não seria uma referência longínqua a uma convivência problemática entre essas duas raças, que disputaram ferozmente terras habitáveis e produtivas.

Muita coisa para pensar. Nossos primos neandertais não estão tão longe de nós assim…